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  • Estratégia Parlamentar

Como fazer seu conteúdo político viralizar


Aprenda os elementos necessários para fazer o seu conteúdo viralizar!


Muitos tentam, poucos conseguem. Fazer um conteúdo viral não é algo assim tão simples. Estima-se que de toda a produção de conteúdo feita com qualidade para viralizar, menos de 1% tem a probabilidade de se tornar viral e assim atingir centenas de milhares ou até mesmo, milhões de pessoas. Porém antes de sair por aí apenas produzindo conteúdo, saiba que um post, vídeo ou qualquer outro material considerado como viral nas redes sociais, tem alguns elementos em comum e sobre isso que iremos tratar agora.


Antes de seguir no entanto, é válido alertar que no contexto político temos ainda outro cuidado que devemos tomar, que é o da construção da reputação e imagem política.


Nem todo viral pode ser positivo para os objetivos que se quer alcançar fora da internet, e este é um dos primeiros fatores (e talvez um dos mais importantes) que você deve considerar, quando pensar na criação de conteúdos virais.


Lembre-se que um erro pode causar grandes dores de cabeças pois, uma vez na internet, para sempre no histórico do político. Por isso antes de postar, sempre é bom pensar.


E agora que você já sabe disso, vamos a grande pergunta que este texto pretende responder: O que realmente faz um post viralizar?


Existem muitas teorias acerca de um viral, mas todos eles sem exceção tem componentes que se combinados, fazem aquela publicação atingir não somente um bom nível de engajamento e alcance, mas também níveis estratosféricos de propagação e o melhor de tudo, em um curto espaço de tempo.


Abaixo deixo a você 5 coisas essenciais para que seu conteúdo tenha elementos necessários para viralizar. Confira:


1. EMOÇÃO – Tem que ter! Um bom viral, é aquele que desperta emoção, seja ela alegria, tristeza, pena ou até mesmo revolta. Pessoas na maioria das vezes, são regidas pela emoção nas redes sociais, e saber trabalhar este elemento é um grande passo para a sua comunicação se tornar viral.


2. HISTÓRIA – Aposte em uma boa história para potencializar a emoção. Faça o seu conteúdo chegar primeiro ao coração e só depois na cabeça das pessoas. Não precisa ser algo extremamente rebuscado e cheio de elementos , uma história viral é aquela compreendida pelos mais variados públicos sem muita explicação.


3. MOMENTO – Aposte no timing para viralizar seu conteúdo, este elemento importa bastante para ser novidade aos olhos de quem te vê, quanto mais você souber usar o tempo e o contexto a seu favor, maiores são as chances de viralizar, ao contrário disso, que é perder o timing, pode fazer o contrário e acabar se tornando justamente aquilo que você não deseja – Ser mais do mesmo. Talvez aquele azul caneta que viralizou um tempo atrás, já não faça mais sentido no contexto atual. Saiba analisar o momento para não errar na aposta.


4. VALOR PRÁTICO – Qual é o valor prático que seu conteúdo tem? Não importa se a pessoa compartilha porque achou engraçado, porque é útil para a vida, para mostrar seu estado de humor ou para firmar um posicionamento ideológico. Pense em qual valor prático seu conteúdo pode ter e aposte neste propósito, as chances de acertar, se tornam maiores.


5. IDENTIDADE – seu conteúdo é único, autêntico e tem todo aquele jeito de que ainda não foi visto na internet? Então pode apostar, você está no caminho certo para fazer dele um viral!


Na era do excesso de conteúdos, tornar-se viral tem sido cada vez mais desafiador, mas se você pensar nos cinco itens apontados nesse artigo, as chances de você saber identificar dentro do seu próprio conteúdo, aqueles que podem vir a se tornar viral, são muito maiores do que se você simplesmente não soubesse nada disso.


Faça testes, tente produzir conteúdos com esses elementos, garanto que você estará muito a frente de quem simplesmente posta conteúdos políticos sem pensar onde quer chegar ou que tipo de emoção quer que as pessoas sintam ao ver seus conteúdos.



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