208942083608532
top of page
  • Foto do escritorEstratégia Parlamentar

10 Dicas para gerenciar uma crise de imagem política

Aprenda as principais atitudes que devem ser tomadas, para gerenciar uma crise de imagem política



Vivemos na era da informação rápida, seja ela bem embasada e verdadeira ou boatos e fakenews e dentro deste meio, o âmbito político mais do que nunca, está inserido.


Com o aumento da velocidade dos meios de comunicação e as formas de distribuição de uma notícia, uma crise que antes poderia ser facilmente contornada, hoje tem o potencial de tomar proporções inimagináveis. Algo que há alguns anos poderia ocupar apenas uma nota de rodapé do jornal, hoje é disseminado em larga escala via Facebook e WhatsApp, o que exige cada vez mais, preparação e direcionamento da equipe para atitudes rápidas e certeiras.


Se você ainda não passou por uma crise de imagem política e está lendo este texto, parabéns, isso mostra que está se preparando e isso é bom sinal, mas se você já passou pelo tsunami que é um gerenciamento de crise, então sabe o que estamos falando.


Muitos políticos, às vezes até os mais experientes podem se envolver em um escândalo ou polêmica que se mal gerenciadas, tem o potencial de se tornar quase que "insolucionáveis".


A falta de conhecimento técnico em situações como esta, acabam por levar a atitudes equivocadas para lidar com o problema e isto por si só, pode ser mais um problema. Vale lembrar, que a falta de manejo no gerenciamento de crise de imagem de um político, pode levar ao fim de uma vida pública, deitando por terra anos de esforços e trabalho árduo.


Gerenciamento de crise de imagem é coisa séria, e deve ser tratada como tal. O ideal para lidar com este acontecimento, é se preparar antes que a crise chegue, adotando posturas preventivas. Uma das primeiras coisas que se deve ter em mente para a blindagem parlamentar, é a criação interna de diretrizes, ou seja, um plano de comunicação bem elaborado para que todos da equipe saibam como agir em meio a turbulência.


Abaixo listamos algumas atitudes necessárias no que se refere a gerenciamento de crise, confira:


1. Não fuja da mídia: Ofereça explicações o mais rápido possível. Fugir em um momento desses, só irá dar força para as versões não-oficiais ou fakes.


2. Assuma que a crise existe: Isso não significa assumir o erro ou a responsabilidade, mas ter consciência de algo precisa ser feito e que soluções efetivas sejam encontradas o mais rápido possível.


3. Humildade vale ouro nessas horas: Nem ouse bancar o arrogante pois, isso só vai piorar ainda mais a situação. Peça ajuda das pessoas e tenha a mídia a seu favor, isso será de grande valia em um momentos de crise.


4. Fale com o público interessado: Se a crise está relacionada a um público específico, não meça esforços para se comunicar com este nicho, demonstre seu interesse em resolver o problema.


5. Cuidado com especulações: Nada de querer comunicar aquilo que ainda não é certeza, isso pode piorar a situação. Afirme somente o que pode ser verificado ou provado, sem margem para fortalecer ainda mais boatos e inverdades.


6. A mentira não é sua aliada: Parece óbvio, mas mesmo a menor das falácias pode piorar e muito o gerenciamento de crise de imagem de um político, isso porque leva o público a questionar a credibilidade sobre qualquer assunto falado, depois que a mentira foi descoberta.


7. Seja acessível: Nada de se enclausurar no gabinete ou em qualquer outro lugar. Este é o momento de se comunicar! Porém será necessário uma postura séria, mais racional e objetiva diante dos fatos ou até mesmo das provocações que porventura possam surgir. Lembre-se: Tudo é motivo para gerar ainda mais o caos e burburinho.


8. Disponha um canal de comunicação para os interessados: Uma das ações imediatas é estabelecer um canal de comunicação entre o parlamentar e os interessados. Pode ser e-mail, WhatsApp do gabinete ou até mesmo ligações, prepare um porta voz para lidar com essas demandas.


9. Nada de deixar pontas soltas: Seja muito claro no que pretende falar, para que assim não seja mal interpretado. Pontue ações que você está tomando e mostre dados concretos se possível.

10. Não negue informações: Quanto mais você se afastar do problema, mais ele o perseguirá. Lembre-se: Você não pode gerenciar aquilo que não conhece bem.


Somos especialistas em gerenciamento de crise de imagem política, entre em contato para saber mais.



75 visualizações
bottom of page