208942083608532
 
  • Estratégia Parlamentar

05 ideias de post TBT para o seu perfil político


Cinco ideias para usar posts tbt´s e fortalecer a sua marca política nas redes sociais!


Os posts TBT´s já viraram algo tão tradicional no Instagram que a maioria das pessoas sequer sabe a sua origem, por mais que entendam completamente o seu significado.


Segundo o Wikipédia, a origem do termo TBT, vem de Throwback Thursday, que em tradução livre significa algo como Quinta-Feira da nostalgia.


Há relatos de que o termo surgiu em 2003, porém se consolidou na internet em 2006, sendo reduzido ao famoso TBT em 2012, quando a hashtag superou o próprio nome nas redes sociais, para indicar o seu sentido.


E para quem acha o TBT um formato batido, clichê ou fora de moda, digo que é um erro pensar dessa forma.


Não porque você só deva postar lembranças na quinta-feira, isso também seria um grande equívoco, mas porque o formato é reconhecido pela maioria dos usuários das redes sociais, o que facilita a compreensão da mensagem de forma mais rápida.


Então para te ajudar a criar #tbt´s mais estratégicos paro seu perfil político, confira essas dicas e já prepara o conteúdo da sua quinta nostalgia para trazer não somente lembranças, mas também bons resultados em seu post político!


Escolha o seu objetivo


Antes de escolher o conteúdo, pense no objetivo do seu TBT.


Normalmente o formato é um dos campeões de engajamento em perfis políticos, mas nada impede que você crie uma estratégia para gerar compartilhamento ou até mesmo atrair novos seguidores usando um post TBT.


Defina o conteúdo


Com o objetivo em mente, é hora de partir para o conteúdo.


O que ele irá fortalecer da sua imagem política? Varie nos conteúdos de acordo com os seus objetivos.


Existem vários formatos que podem gerar conexão, mobilização e até mesmo atrair pessoas para o seu perfil político. Seja criativo e diverso na hora de pensar em seus

tbt´s.


Cuide com a qualidade da foto


Não é porque TBT significa nostalgia que você vai levar a foto da foto para o seu perfil. Atualmente existem aplicativos gratuitos que melhoram a qualidade das fotos e eliminam o risco de você não ser reconhecido em sua própria foto.


A minha sugestão é que você use o Remini, disponível para Android e IOS e obrigatório ter no celular de todo social media político!


Use a legenda para contextualizar o post

Tem fotos que geram mais emoção quando são contextualizadas e esse pode ser o caso de alguns TBT´s. Aproveite para contar histórias e gerar emoção.


Lembre que as redes sociais são espaços de afeto, então capriche na legenda e desperte a emoção certa nas pessoas que estão vendo o seu conteúdo.


Sabendo dessas recomendações importantes, vamos para as ideias de conteúdo!





01. Compartilhe uma ação política (Projeto de lei, emenda, posicionamentos, etc.)


Se existe um momento propício para você lembrar as pessoas do seu trabalho político, esse momento é o TBT! Aproveite para fortalecer sua autoridade e fixar memórias dos seus resultados na cabeça das pessoas.


Falar da apresentação ou criação de um projeto de lei, relembrar emendas destinadas para regiões importantes para a sua marca política e lutas por causas é um excelente conteúdo para postar em uma quinta-feira, mas nesse caso a recomendação é que você não restrinja esses conteúdos somente às quintas-feiras, vá além e apresente mais os seus resultados, afinal de contas, não é somente nas quintas que você deve mostrar o trabalho realizado!


02. Poste suas visitas a cidades


Visitou cidades e regiões que você queria que as pessoas soubessem? Então traga como conteúdo de TBT. Isso além de mostrar que você é um político de chão, ainda reforça que você conhece o lugar pelo qual atua.


Se tiver pessoas nessas fotos, melhor ainda! Que tal marcar cada uma delas?


Essa é uma forma não somente de reconhecimento, mas de reforço de apoio político.


Bora ser estratégico e marcar as pessoas ou até mesmo criar um post colab com lideranças e mobilizadores fazendo seu post ter maior alcance? Essa é uma ideia que não pode ser descartada.


03. Fale sobre os seus valores pessoais e como usa cada um deles no seu trabalho político


De tempos em tempos recomendo que o político fale sobre seus valores pessoais nas redes sociais. Isso além de gerar conexão porque as pessoas se identificam com muitos valores, ainda mostra do que o político é feito.


Mas tome cuidado, se você é um social media político que cuida das redes sociais de uma autoridade, certifique-se que os valores que você pensa, são os que realmente representam o político.


Ter consistência na narrativa e nos valores são questões essenciais quando falamos em construção de marcas políticas no mundo digital.


04. Conte quando decidiu ingressar na política


Falar da sua trajetória, faz com que as pessoas conheçam mais a sua história e sintam orgulho de você ser a pessoa a representá-las.


Mostre para os seus seguidores que a sua vida pública não começou ontem.


Fale dos caminhos, dos aprendizados, e de tudo o que passou até chegar onde chegou.


Mostrar orgulho da sua história, além de ser bonito ainda pode ser bastante inspirador.


05. Mostre um antes e um depois da sua trajetória na vida pública


Que tal montar uma foto dupla mostrando o início e outra como você está hoje na vida pública?


Esse post se diferencia do anterior porque mostra o encontro entre presente e passado, mas a lógica é praticamente a mesma, reforçar que você tem experiência na política e isso é algo que precisa ser lembrado a todo momento.


E agora que você já tem 05 ideias para usar #tbt em seu perfil político, que tal escolher uma dessas ideias para apostar na próxima quinta-feira?


Um abraço e até breve!

326 visualizações