208942083608532
 
Buscar
  • Estratégia Parlamentar

10 ideias de vídeos que funcionam para perfis políticos nas redes sociais

Confira agora 10 dicas incríveis e que funcionam para perfis políticos nas redes sociais.


Nesse artigo, além de 10 dicas incríveis de vídeos que realmente funcionam para perfis políticos, você também vai entender qual é a importância dos vídeos atualmente e porque você deveria começar a criar hoje uma estratégia de vídeos para o seu perfil político.


Estamos vivendo a era do vídeo, mas ainda tem muita gente que não esta incorporando em sua estratégia de marketing a gravação de vídeos. Recentemente o chefe do Instagram, Adam Mosseri anunciou que a plataforma não é mais uma rede social para postar fotos, e sim uma rede social de vídeos.


Muitas equipes que atuam com a comunicação e o marketing político até sabem da importância dos vídeos, mas não planejam dentro de um calendário de ações a criação desses vídeos. E pelo movimento que estamos vendo de plataformas como TikTok, Instagram e Youtube, os vídeos estão sendo cada vez mais considerados, quando o assunto é conexão e descobrimento de novos conteúdos.


Vídeos são uma forma envolvente e informativa de mostrar o seu trabalho político. Isso sem contar que esse formato é um dos poucos que consegue agrupar diversos elementos de fortalecimento de marca política tais como: Imagem, autoridade e influência, gerando aquilo que mais importa em uma marca política que é a confiança.


E se eu pudesse chamar confiança por outro nome no meio político, chamaria de Reputação.

Sabemos que a reputação é um dos ativos mais importantes da marca política, por isso vale a pena apostar em estratégias que fortaleçam isso. Vídeos conectam e geram maior credibilidade na sua mensagem, por isso geram confiança e consequentemente reputação.


Por que você acha que o presidente da república faz pronunciamentos em formato de vídeo no horário nobre da televisão? Esse exemplo ilustra bem a importância dos vídeos para perfis políticos.


O que ocorre é que a maioria das estratégias de marketing político, não planeja vídeo, no máximo acabam criando vídeos de última hora, normalmente sobre a agenda, projeto de lei aprovado ou algum trabalho político, tudo isso feito quase que no “calor do momento” e sem planejamento algum. Deixando assim que a construção da reputação aconteça de forma não estruturada estrategicamente.


Sabemos que nem tudo se pode planejar, mas considere a partir de agora ter um calendário planejado também de criação de vídeos para o seu perfil político nas redes sociais (e também em seus canais próprios).


Uma pesquisa da LemonLight empresa especializada em vídeos para internet em 2021, revelou que 78% das pessoas entrevistadas, assistem a vídeos online toda semana e desses respondentes que disseram assistir vídeos semanalmente, 55% assistem a vídeos diariamente.


Ainda nessa pesquisa, 69% dos entrevistados, afirmam que assistir a vídeos curtos, é a forma que preferem aprender mais sobre um assunto. O tempo médio gasto por semana, assistindo a vídeos online é de 7 horas e 55 minutos. E o maior aumento no consumo de vídeos, segundo essa pesquisa, é visto em pessoas com mais de 46 anos.

Então se você quer atingir essa parcela da população com a sua mensagem política, que tal apostar em vídeos?


Mas quais são os tipos de vídeos que eu posso criar em uma estratégia planejada para fortalecimento da minha marca política?



Confira 10 ideias para que você possa criar vídeos em seu perfil político nas redes sociais.


1. Vídeos sobre a sua rotina de trabalho político e de sua equipe


Mostrar que existe uma equipe focada em desenvolver um bom trabalho também é importante. Não fique torne as redes sociais do político um grande espelho dele mesmo, mostrar que existe uma equipe atuando junto também passa maior credibilidade e afasta o amadorismo nas ações que estão sendo desenvolvidas. Mostre a forma de trabalho, no que estão trabalhando, como são os processos, como é a dinâmica de agendas, solicitações etc. Mostre que você não está sozinho, e fazer isso em forma de vídeo conecta bastante.


2. Faça resumos semanais do seu trabalho político


Mas não de um jeito chato, onde mais parece que o político está ali obrigado. Faça uma conversa com as pessoas, não precisa ser algo longo. Uma conversa curta, contando o que você fez ao longo da semana, pode funcionar.


3. Vídeos de bastidores


Esse tipo de vídeo normalmente funciona muito em stories, esses vídeos são feitos de forma não tão trabalhada, é como se você simplesmente ligasse a câmera e compartilhasse um momento com as pessoas que nem sempre elas teriam acesso. Isso gera uma proximidade muito grande. Trabalhar com a curiosidade das pessoas em saber como é o bastidor da vida política além de engajar ainda conecta.


4. Rituais


Vídeos onde você mostra fatos cotidianos, como o café da manhã, aquela corrida diária e aquilo que você faz como hábito é um bom conteúdo para o seu perfil político. Isso porque esse tipo de vídeo humaniza a imagem política e mostra que o político faz coisas comuns que todas as pessoas fazem. Quer maior conexão que essa?


5. Entrevistas


Seja ela de rádio ou TV esse tipo de vídeo funciona muito porque gera autoridade. Se no vídeo de rituais, você gera uma proximidade por tornar a imagem política mais humanizada, vídeos como os de entrevista, geram uma percepção de autoridade. Lembre sempre: Autoridade é percebida e isso você também precisa mostrar.


6. Perguntas e respostas


Esse é um formato que tem sido muito comum no TikTok e Stories do Instagram. São vídeos onde você abre uma caixa de respostas, ou responde a comentários em sua rede social. E por que não apostar em seu perfil político? Isso ajuda muito a reter a atenção das pessoas, e reter a atenção das pessoas é mais uma vantagem na criação de vídeos para o seu perfil político.


7. Explique a importância do seu trabalho político


Explicar a importância de um projeto de lei ou uma indicação, pode também aumentar a percepção de valor do seu trabalho. Mas faça isso de uma maneira que mostre sentido prático na vida das pessoas.


8. Vídeos informativos


Tem alguma coisa que está para acontecer em sua cidade, estado ou até mesmo no cenário nacional? Você pode criar vídeos informando as pessoas.

Essa é uma forma de alertar as pessoas para que elas fiquem atentas, sobre o que vai acontecer, além de ser uma excelente maneira de mostrar para as pessoas que você também pode ser um hub de informação.


9. Mostre o resultado do seu trabalho


Que tal ir até o lugar onde está o resultado do seu trabalho, ou ainda, ter um vídeo de depoimentos de pessoas que foram beneficiadas por meio da sua atuação política? Isso é bom, porque você afasta a imagem do político de gabinete e vai pra rua, mostrando que conhece a realidade da população. Os depoimentos em formato de vídeo, também trabalham uma coisa essencial que é a prova social, o que ajuda muito a dar credibilidade ao seu trabalho e confiança no que as pessoas falam sobre você como político.


10. Anúncio de alguma ação política importante para as pessoas


Qual a diferença desse tipo de vídeo para o da dica anterior? Esse implica em dizer o que você ainda vai fazer, como uma forma de preparar a sua audiência para receber tudo o que vem depois disso.


Você pode ainda fazer vídeos de acompanhamento dessa ação, não ficando somente no anúncio e depois de muito tempo no resultado (até lá as pessoas já podem inclusive ter esquecido).


Mostrar o passo a passo do seu trabalho em todas as suas etapas, também fortalece sua imagem e a sua luta política.

Viu só como produzir vídeos para o seu perfil político tem inúmeras possibilidades?


Agora você pode adaptar essas dicas a sua estratégia e criar um conteúdo planejado em forma de vídeo para fortalecimento da sua marca política.

289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo