208942083608532
top of page
  • Foto do escritorEstratégia Parlamentar

6 Dicas para você definir sua bandeira política



Você já parou pra pensar como se define uma bandeira política? Ou ainda como uma pessoa “escolhe” o que irá defender em um mandato ou campanha?


Se essa é uma dúvida que já passou por sua cabeça, ou se você pretende atuar na política é bom começar a pensar mais sobre isso. Neste artigo você vai aprender seis dicas que podem ser muito úteis para definir este que é um dos pontos principais para que você possa fazer uma boa comunicação política, seja ela de campanha ou de mandato.


Bandeiras políticas são necessárias para balizar discursos, propostas de campanha e ações. Ela é como se fosse o seu estandarte.


Porém, existem alguns detalhes que devem ser cuidadosamente pensados antes de sair por aí escolhendo qualquer bandeira.


A primeira coisa que se deve ter em mente é que você precisa estar confortável com o tema e isso significa que você deve conhecer a questão, ou quem sabe até já ter tido uma experiência de vida direta com o que pretende defender.


O segundo ponto é o seu posicionamento político. É muito importante considerar isso. Parece um detalhe, mas faz total diferença entender se você é mais de direita, de esquerda ou de centro. Existem temas que precisam ser tratados de maneira mais cuidadosa dependendo de sua posição política.


A terceira coisa é estar ciente de onde se encaixa sua bandeira política. Ela é temática ou regional? Entender isso ajuda muito a comunicar sua mensagem para os públicos certos.


A quarta coisa que você deve fazer é pesquisa para verificar a aceitação, validar o que foi escolhido e também aprofundar o desdobramento de sua bandeira, encontrando assim dores da população dentro de uma questão mais ampla.


Feito isso o próximo passo é estudar. Estude muito o que tem se falado sobre o assunto para que você o domine cada vez mais e também não seja pego de surpresa com perguntas que não sabe responder.

Uma dica é colocar o tema no google alerts que é gratuito, para que você possa receber noticias em seu e-mail, sobre sua bandeira política. Esta é uma forma de estar antenado com o que falam sobre aquilo que você quer falar.


E por fim, produza conteúdo para se posicionar e gerar boa reputação ligada a sua bandeira. Esse conteúdo pode ser em formato de posts nas redes sociais, e-books, infográficos, entrevistas, guias, lives, podcast e o que mais puder pensar para ligar seu nome à causa escolhida.


Seguindo esses passos, você já sairá na frente pois terá clareza da sua mensagem principal, e este é um dos pontos fundamentais de campanhas e mandatos vencedores.



425 visualizações
bottom of page