208942083608532
top of page
  • Foto do escritorEstratégia Parlamentar

Alcance: 7 Dicas para ampliar sua mensagem política

Quer saber como aumentar o alcance da sua mensagem política? Então leia esse texto!

Alcance: Uma das principais métricas para o seu perfil político

Acredito que antes de falarmos em alcance da mensagem política, entendermos porque ele é tão importante no contexto que vivemos.


Um perfil político, para ser relevante, deve acima de tudo aumentar a propagação da sua mensagem, ou seja, aumentar cada vez mais a sua audiência. Essa é a grande diferença entre um perfil político relevante e um perfil político inexpressivo no digital: O tamanho da sua audiência.


Vejo muitos políticos, cobrando de suas equipes o aumento de seguidores, essa eu acho, que é a demanda mais presente, seguida do aumento de likes. Mas, não tem como aumentar esse número, se você não elaborar uma estratégia de alcance, para ampliar a sua mensagem, afinal, quanto maior é o seu alcance, maior a probabilidade de aumentar a sua audiência e assim conquistar novos seguidores, porque muitas das pessoas impactadas pela mensagem, podem ser convertidos para se tornar seguidores do seu perfil, por isso é importante você considerar suas métricas de alcance.


De tempos em tempos, observe essas métricas, não somente para saber qual é o número de contas que você tem atingido, mas também para saber se o seu alcance da sua mensagem está aumentando. Se estiver aumentando, mantenha a estratégia, se estiver estático ou diminuindo, considere ajustar a rota para que você não perca alcance e acabe levando sua mensagem política para um número menor de pessoas. Esse é um erro muito recorrente na maioria dos perfis políticos. Por não acompanhar sua métricas de alcance, acabam falando para uma pequena bolha e acabam nem sabendo que precisam trabalhar estratégias para aumentar a propagação da sua mensagem.


Outro erro, é pensar que só se deve trabalhar alcance em um perfil político, somente em período eleitoral. Você precisa trabalhar alcance, ao longo de toda a construção da sua trajetória política no mundo digital.


Então saiba que, se existe uma coisa cada vez mais necessária para um perfil político no mundo digital essa coisa se chama audiência e isso é algo que você precisa trabalhar.


para te ajudar a entender um pouco mais sobre estratégia de alcance, elaborei 7 passos que vão te ajudar aumentar a sua audiência nas redes sociais, confira:


1. Crie vídeos curtos: Vivemos hoje uma tendência muito forte que são as dos vídeos, várias plataformas tem investido maior divulgação em conteúdos de vídeos, por isso vale a pena apostar nessa tendência . Então se você quer aumentar o seu alcance, aposte nessa estratégia.


Mas que tipo de vídeos? Vídeos curtos! Temos hoje o TikTok, temos o Reels e agora o Shorts do Youtube que apontam para essa tendência de mensagens curtas. Por isso é importante que perfis políticos trabalhem no desenvolvimento de habilidade tanto de produção, quanto de edição de vídeos curtos para as redes sociais.


Não se trata de dancinhas ou conteúdos mais engraçados, o que falo aqui é a habilidade de passar a sua mensagem política de uma forma direta.


2. Promova interação: Promova maior interação nas respostas dos seus conteúdos. Quando você promove interação, a plataforma entende que aquele conteúdo é relevante, logo tudo o que você puder fazer para que as pessoas toquem na tela, é importante porque também vai ajudar na sua estratégia de alcance.


Promover uma estratégia para que a pessoa volte no seu conteúdo para comentar mais, além de aumentar a interação, ainda mostra para o algoritmo que está existindo conversa, logo o conteúdo é relevante para ter um maior alcance.


O Instagram recentemente, se posicionou oficialmente de como ele envia seu conteúdo para o explorar, e duas coisas importantes são likes e salvamentos e se você tiver esse tipo de interação, existe uma grande probabilidade do seu conteúdo ir para o explorar, aumentando o alcance do seu conteúdo.


3. Seja autêntico em seus conteúdos: Cada vez mais é importante que você traga a sua marca pessoal impressa naquilo que você produz na internet e é por isso que copiar conteúdos e trazer para as suas redes sociais não vai ajudar a ampliar a sua mensagem, porque ele não é um conteúdo original no sentido de ter a sua autenticidade, então procure produzir conteúdos personalizados para que as pessoas saibam que ali elas podem até ver uma notícia que já saiu em outro lugar, mas elas verão com o seu ponto de vista e o seu posicionamento.


Use também a sua autenticidade para gerar conexão com as pessoas. Fazer uma colcha de retalhos de coisas copiadas de outros perfis não funciona quando falamos em criação de conteúdos políticos autênticos.


4. Publique notícias quentes: Se você viu uma notícia que pode interessar para a sua audiência, considere criar conteúdos em cima dela. Essa estratégia pode ajudar na propagação desse conteúdo.


A lógica por trás disso é simples: A pessoa vê o conteúdo, se interessa por ele e pode querer encaminhar ou compartilhar, para que outras pessoas também vejam ou saibam do que se trata, aumentando assim o seu alcance.


Não se trata de virar um “portal de notícias”, mas de se tonar um lugar onde as pessoas sabem que podem buscar informação.

5. Use a estratégia de menções e marcações: Não subestime o poder que esse tipo de estratégia pode fazer pelo alcance da sua mensagem. Sempre que criar um conteúdo onde faça sentido você marcar outros perfis, faça isso. No Instagram isso fica ainda melhor, porque o seu conteúdo pode ir para o feed secundário da conta marcada, logo o seu conteúdo aparece no Insta delas. O mesmo vale para os stories, marque pessoas nos stories pois a probabilidade de elas recompartilhar o seu conteúdo aumenta. Já em canais próprios, vale usar a estratégia de ao final do conteúdo enviado, colocar uma mensagem lembrando para as pessoas compartilhar com os amigos aquele conteúdo.


6. Elabore estratégias onde pessoa toque na tela: Toque de tela ajuda a aumentar o alcance, logo considere muito em fazer enquetes ou utilizar outras opções nos seus stories. Saiba que toda vez que uma pessoa toca na tela interagindo com o seu conteúdo, o algoritmo entende que aquele é um conteúdo relevante, logo dará maior destaque a ele, porque o que toda rede social quer é atenção das pessoas e se o seu conteúdo se mostra interativo a plataforma entende que as pessoas estão dedicando atenção a ele.


7. Faça anúncios: Não adianta achar que somente com conteúdos orgânicos você vai aumentar alcance da sua mensagem, isso não acontece para a maioria dos perfis existentes hoje nas redes sociais, com anúncios além de aumentar, você pode também ter um maior controle do alcance que você pode ter com a sua mensagem. Se você quer crescer de forma profissional o seu perfil político, trabalhe com anúncios pois a competição pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada. Então saiba que só não precisa de anúncios quem não tem objetivos claros, se você tem, considere esse investimento.


Entenda que redes sociais para perfis políticos são mídias sociais, então trate elas com o profissionalismo que lhe cabe. Você querendo ou não, gostando ou não, anúncios são uma excelente estratégia para aumentar o seu alcance dentro das redes sociais e que podem fazer uma grande diferença na propagação do seu trabalho e da sua imagem política nas redes sociais.


Essas são só algumas formas de você ampliar o seu alcance, mas lembre: Elas devem ser feitas de forma constante e não somente por pequenos períodos de tempos. Quanto maior o alcance, maior será a sua audiência e quanto maior audiência, maior a probabilidade de aumento da sua base, aumentando a sua base você também pode conquistar pessoas engajadas que vão aumentar ainda mais a sua mensagem. Viu só como tudo está interligado?



143 visualizações
bottom of page