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  • Estratégia Parlamentar

Aprenda a perder a timidez para gravar vídeos políticos


Descubra de uma vez por todas como gravar vídeos melhores para as redes sociais.


Uma das grandes habilidades dos bons políticos é a oratória também para conteúdos em vídeo, isso já sabemos, porém o mundo digital trouxe uma nova configuração no posicionamento frente as câmeras, exigindo assim o desenvolvimento de novas habilidades.


Se antes a gravação era feita com grandes equipamentos e equipe especializada, hoje o celular e sua pequena câmera embutida, tornou a produção de vídeos mais rápida e independente.

Mas não é só isso. A fala antes longa, técnica e roteirizada, deu lugar ao conteúdo espontâneo, rápido e de fácil consumo e é nesse ponto que muitos travam, não conseguindo criar conteúdos autênticos ou que mostrem realmente quem são e assim, ou acabam desistindo da ideia de abrir a câmera e conversar com as pessoas, ou produzem vídeos frios, arrastados e que não promovem conexão alguma.

O futuro nas redes sociais é em vídeo, prova disso são as redes e novas funções que surgem diariamente, a maioria delas para formatos gravados. Por isso não basta mais ter uma excelente oratória offline, você também precisa adaptar o seu discurso político aos novos tempos digitais, confira algumas dicas que podem te ajudar:

Decida começar – O primeiro passo é decidir fazer. Você pode estar ciente da importância, saber que precisa, mas se não decidir que irá perder a timidez e encarar o desafio, não conseguirá desenvolver essa habilidade. O preparo psicológico ajuda muito nessa hora. Se mesmo de forma inconsciente você achar difícil, trabalhoso ou que não leva jeito, colocará um obstáculo mental entre você e seus objetivos. Trabalhe primeiro a cabeça para depois partir para a ação.


Seja você mesmo – Eu sei que muitas pessoas travam quando sabem que irão gravar um vídeo, independente do formato que seja, eu também já fui assim. Mas saiba que o grande truque para que suas gravações fiquem cada vez melhores é ser espontâneo e autentico, ou seja, é simplesmente ser você mesmo! Não tente copiar outros políticos ou falar de um jeito que você não falaria com as pessoas. Seu grande diferencial é ser exatamente do jeito que você é, não desperdice essa oportunidade.


Comece com os amigos – Se você for uma pessoa muito tímida, experimente gravar um pequeno vídeo e enviar para 2 a 3 pessoas de confiança. Explique o seu projeto e diga que precisa da opinião sincera delas sobre o que você pode melhorar. Muitas vezes as pessoas não falam o que pensam por medo de magoar, mas se você explicar seus objetivos, elas deixarão esse receio de lado para te ajudar, pode ter certeza disso.


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Planeje o passo a passo – Talvez você não se sinta a vontade produzindo um vídeo para o Youtube logo de cara, ou ainda não tenha tanta segurança para fazer Lives no Facebook ou Instagram, mas pode começar gravando stories de 15 segundos para ir se soltando. Planeje o seu começo e vá avançando dia a dia a medida que for sentindo mais segurança, mas não se esqueça, nesse inicio é importante manter a disciplina para gravar todos os dias. Garanto que após 40 conteúdos gravados em vídeos, seja ele stories, vídeos de 1 minuto ou maiores, você estará mais solto e desinibido em frente às câmeras.


Avance na estratégia – A medida que for sentindo mais segurança, não se prenda somente a um formato, crie conteúdos de diversos tamanhos e para diversas plataformas. Analise também a receptividade, as métricas e o engajamento das pessoas com o seu conteúdo, assim você se sentirá mais seguro em produzir de forma nativa para diversas plataformas.


Varie os conteúdos – Cada vez mais seguro em frente as câmeras é hora de variar os conteúdos. Fale de propostas, ideias, fale também do cotidiano e um pouco de sua vida pessoal (sem se expor), outra dica é responder perguntas com vídeo, isso além de surpreender, ainda ajuda na distribuição do seu conteúdo.


Mantenha-se nativo digital – Nada de discursos longos e chatos. Seja rápido, direto e criativo. Cada plataforma exige um dinamismo. Stories por exemplo, não são recomendados mais de três para desenvolver uma linha de raciocínio político, se precisar falar mais do que isso, talvez um vídeo de feed ou IGTV funcionem melhor. Já no Youtube, vídeos maiores são bem recebidos, e ainda assim não tão longos, até 15 minutos para essa plataforma é uma boa média.


Crie um calendário de publicação – Agora, já sem a timidez é hora de manter a constância para ser cada vez melhor. Crie um calendário de publicação de vídeos para as redes sociais, você verá que isso ajudará muito em sua estratégia de produção de conteúdos em vídeo.


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