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  • Foto do escritorEstratégia Parlamentar

Como a mudança no feed do Instagram impacta a visibilidade de perfis políticos

Saiba o que muda e como produzir conteúdos para fortalecer a sua marca política daqui pra frente.

Se antes a sua preocupação era com likes e seguidores, agora também será com visibilidade no feed certo.
Instagram para perfis políticos

Se antes a sua preocupação era com likes e seguidores, agora também será com visibilidade das suas ações políticas, no feed certo.


Recentemente o diretor do Instagram Adam Mosseri, comunicou que a plataforma começará a testar um feed com 3 opções, ou seja, além da forma que temos hoje que é muito direcionada pelo algoritmo da rede social, teremos também outros dois tipos de feed que serão divididos em abas distintas. Para que você entenda melhor, deixo aqui uma breve explicação:


O feed agora será em 3 abas

Home – É a aba no formato que estamos acostumados hoje e é regida pelo algoritmo que considera interações para “escolher” o melhor conteúdo para aparecer para o usuário.


Favoritos – Essa é a segunda nova opção e onde o usuário poderá definir perfis favoritos que não querem perder as postagens.


Seguindo – Esse último tipo oferecerá posts em ordem cronológica das pessoas que você segue (no início o Instagram usava esse tipo de feed que depois foi substituído pelo algoritmo)

Mas como a mudança no feed do Instagram impacta a visibilidade de perfis políticos na plataforma? Ou ainda, como isso impacta a produtividade e criação de conteúdos políticos?


A primeira coisa é pensar que se antes o usuário tinha apenas um feed para navegar, agora a atenção dele poderá ser dividida por três! Você precisará pensar ainda mais no comportamento das pessoas que quer atingir com sua mensagem política e a partir disso, revisar suas estratégias de criação e pensar em qual dessas categorias seu post pode aparecer para as pessoas.


Feito isso o próximo passo é criar conteúdo para cada um desses feeds e “novos comportamentos” de consumo de conteúdo no Instagram, ou seja, como aquele post sobre suas emendas ou projetos podem aparecer na home? Ou como aquela visita em uma das cidades que são sua base eleitoral pode ser visto em ordem cronológica para que as pessoas saibam exatamente quando e o que está fazendo lá? São pensamentos assim que farão total diferença na produção de conteúdo estratégico para perfis políticos daqui pra frente.


Já em se tratando do feed favoritos, você terá que ser mais claro no pedido. E se antes, você usava chamadas como: “me siga para acompanhar o meu trabalho” agora você também deverá pensar em chamadas como “Não esquece de adicionar meu perfil aos seus favoritos para ficar sabendo do que tenho feito por você e pela nossa cidade/estado/região”.


E se hoje você pensa nos posts somente como uma publicação, agora mais do que nunca você deverá pensar nele como parte de um todo e nisso o calendário mensal de conteúdo será mais do que necessário para que você consiga equilibrar conteúdos e aumentar suas possibilidades de alcance da mensagem e engajamento com as suas publicações. Isso em ano eleitoral é prioridade.


Mas por onde começar? Para te ajudar vou deixar três formas de como você pode criar sua estratégia de post políticos no Instagram para ter visibilidade nos três tipos de feed:


O que criar para o feed Home – Crie conteúdos usando fotos ou cards atrativos que chamem a atenção quando a pessoa estiver rolando a tela do celular. Use imagens com boa resolução ou vídeos que chamem a atenção nos primeiros segundos. Criar reels também é uma excelente estratégia, desde que ele atraia audiência segmentada para não “sujar” seu perfil com quem não votaria em você (pessoas de outro estado por exemplo).


O que criar para o feed Favoritos – Aqui você deverá pensar em conteúdos que mostrem o impacto do seu trabalho pela vida das pessoas, conteúdos de utilidade pública e até mesmo notícias quentes são excelente opção para que as pessoas queiram adicionar o seu perfil na lista de favoritos delas.


O que criar para o feed Seguindo – Já para essa aba, você deve pensar em produzir mais conteúdos “real time” que são aqueles que mostram o seu dia a dia e bastidores do trabalho político e que deixem claro que você tem produção (trabalho para mostrar).


E se antes a sua preocupação era com likes e seguidores, agora terá algo a mais para se preocupar: A visibilidade no lugar certo do feed.


Um abraço e até breve!


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