Saiba quais são os itens necessários para a criação de um bom conteúdo político
Cada vez mais o social media político precisa saber quais são os caminhos para criar bons posts políticos para atingir objetivos do político nas redes sociais.
Mas o que é um bom post político?
Se preferir, assista a esse conteúdo aqui
Um bom conteúdo político em forma de post é aquele que atinge os objetivos estabelecidos pela comunicação e marketing político, para a construção e fortalecimento da marca política, ou seja, nem sempre vai ser aquele conteúdo que gera muitos likes ou compartilhamentos, mas poderá atingir outros objetivos estabelecidos relacionados a autoridade, influência e conexão por meio da imagem, que são fatores essenciais para a construção da reputação.
Então saiba que um bom post político é aquele que fala com o público certo, do jeito certo, para atingir o objetivo certo.
Nesse texto, revelo a você os 10 principais fatores que você precisa saber para construir um post político bom e com mais segurança.
1. Fale do que interessa para as pessoas
No fundo tudo é sobre pessoas, então antes de sair por aí fazendo do Instagram o seu eterno palanque virtual, lembre que antes de falar de você, é importante saber que do outro lado da tela existem pessoas que querem saber sobre o que interessa para elas.
Conhecer quais são as necessidades, as expectativas e o que pensam as pessoas (cidadão) que vão ver seu post é o primeiro passo para fazer um bom post político.
De nada adianta saber com quem você quer falar se você não falar coisas interessantes para essas pessoas. Em suma um bom coteúdo é aquele que fala com o público certo do jeito certo.
2. Defina métricas realísticas para o seu perfil
Quantas curtidas e comentários você tem em média no seu Instagram?
Saber quais são as médias gerais de engajamento do seu perfil, já são um bom começo, porque a partir delas você sabe se o seu conteúdo performou acima, igual ou abaixo da média do que é de costume do seu perfil.
E se você não sabe quais são as suas médias. É hora de buscar conhecê-las o quanto antes pois, não se controla aquilo que você não pode medir.
Não se controla aquilo que você não pode medir.
3. Estime o tamanho do público do conteúdo criado
Não adianta você querer ter milhares de likes se você é um vereador que está divulgando uma ação específica para o bairro da sua cidade de 10.000 habitantes.
Por isso é mais útil trabalhar com a realidade do que ficar se iludindo achando que o seu conteúdo vai viralizar (pode acontecer mas isso é exceção e não estamos falando de exceção nesse texto).
Lembre que dentro dos seus próprios seguidores, você tem segmentos de interesses. Logo, existem conteúdos que interessam a todos e conteúdos que interessam a uma parcela de quem te acompanha.
Na maioria das vezes o que as pessoas pensam que é um bom post político não tem nada a ver com a realidade e acaba caindo no engano de se deixar levar pelo imaginário ou em métricas de vaidade (curtidas) do que uma análise real do bom desempenho do conteúdo.
E não se engane, as vezes um post que "de fora" pode não ser visto como bom, tem uma boa interação e visibilidade dentro de um público pequeno e isso que importa. Pois, de nada adianta um post com muitos likes (vazios) que logo será esquecido pelas pessoas.
Lembre que uma das grandes ferramentas de Marketing aplicadas ao conteúdo político é a análise de métricas de desempenho que vão muito além de likes. Por isso, antes de achar que não fez um bom conteúdo, pense qual é o tamanho do público que você está direcionando sua mensagem.
Um bom post político é aquele fala com o público certo do jeito certo, para atingir o objetivo certo.
4. Chame atenção logo nos primeiros segundos
O Instagram é uma rede social de consumo cada vez mais rápido e por isso você também precisa ser!
Crie conteúdo que chame a atenção logo nos 3 primeiros segundos!
Considere que a atenção das pessoas está cada vez mais reduzida, por isso você deve ser criativo e chamar a atenção logo de cara, para poder interromper o "efeito scroll" que é quando a pessoa fica rolando o dedo na tela.
Muitos posts políticos tem até um conteúdo bom, mas erram no formato comprometendo assim a entrega da mensagem.
Por isso, para criar um bom post político, você também deve apostar em boas fotos, cores, reels e vídeos com capas atrativas e cards diferenciados que desperte o interesse para que a pessoa pare e consuma o seu conteúdo.
5. Seja direto na mensagem
Como uma pessoa pode achar seu conteúdo bom se ela nem entende o que ele está falando?
Uma das premissas fundamentais de um bom post político é a simplicidade e a entrega da mensagem de forma direta. Quanto a ser direto na mensagem vamos considerar três pontos:
- Politiquês
- Cards poluídos ou com muito texto
- Legendas que não são diretas.
Isso significa que criar conteúdo usando jargões da política que nem todo mundo tem familiaridade não ajuda no seu conteúdo (se precisar usar politiquês explique o termo).
Card com muito texto cansa a vista de quem está vendo e promove o desinteresse ou "fuga mental" da mensagem. Se você quer criar um bom post político em forma de card, reduza a quantidade de texto e informações.
Legendas que não entregam sobre o que se trata o conteúdo são um desperdício de oportunidade. Entregue o conteúdo já nas duas primeiras linhas!
Veja bem, não estou falando que legendas longas não funcionam, o que digo é para inverter a ordem e entregar o que você quer falar logo nas primeiras linhas. Se a pessoa se interessar pelo que você disse nelas, a pessoa vai ler a sua legenda, não importa qual seja o tamanho dela.
6. Conte histórias, mexa com a emoção das pessoas
Pessoas amam histórias. Crescemos ouvindo muitas!
A vantagem das histórias é que elas entram pelo coração para depois subirem para a cabeça. E sabemos o quanto a política envolve emoção. Por isso apostar em histórias ao criar seu conteúdo faz com que ele aumente a probabilidade de ser visto como bom pelos seus seguidores.
E engana-se quem acha que histórias são somente criadas por vídeos! Você pode contar histórias em absolutamente todos os formatos do Instagram. Só tome cuidado para que ela tenha sentido na cabeça das pessoas. Contar uma história mal contada é pior do que não contar história nenhuma.
7. Escolha o seu objetivo
Saber qual é o seu objetivo com um post ajuda você a direionar o olhar para saber se o post se saiu bem (se foi um bom post político).
As principais métricas que você precisa conhecer são:
Alcance - Que é o número total de pessoas que o seu conteúdo alcançou
Engajamento - Que é a quantidade de interações no seu conteúdo (likes, compartilhamentos, comentários
Sentimento - O que seu conteúdo quer fazer as pessoas sentir?
Conversão - Esse conteúdo trouxe novos seguidores
Tráfego - O conteúdo aumentou a sua base de dados? (lista do Whats por exemplo)
8. Teste conteúdos
Não tem melhor maneira de ficar bom em conteúdos políticos senão pelo teste. O marketing digital em si, leva essa premissa muito a sério! Então não tenha medo de testar!
A melhor forma de você testar conteúdos é começar por onde já deu certo, seja dentro do seu conteúdo ou se inspirando em outros perfis.
Para testar posts políticos que já funcionaram dentro do seu perfil olhe os que melhor performaram no último ano. Selecione por comentários, alcance, o que trouxe mais seguidores, etc. e tente repetir a dose de sucesso.
Já para replicar formatos e conteúdos que deram certo em outros perfis alguns cuidados devem ser tomados. E o primeiro deles é saber que cópia é crime!
Existe uma grande diferença entre se inspirar e confiar e a diferença está no processo de criação. Quem copia não cria, já quem se inspira, cria o conteúdo a partir dessa ideia (inspiração) adaptando ao seu contexto, perfil e público.
Independente da sua escolha, lembre sempre que o que você está fazendo são testes e o que funcionou em um momento pode não ter mais valia, ou, o que deu super certo em outro perfil pode não dar certo para o seu.
Mas é importante ter a cultura de teste pois, quanto mais você testar, mas desenvolverá posts políticos bons no sentido de atingir seus objetivos.
9. Veja o que está acontecendo ao seu redor e fique de olho nas tendências
Acompanhar notícias é fundamental para você criar um bom post político de informação. É claro, não precisa transformar sua comunicação em um redação de jornal, mas levar conteúdos quentes ajuda no engajamento do seu perfil. Por isso acompanhe veículos locais e nacionais para saber as manchetes que podem ser transformadas em posts.
Outro ponto interessante é saber quais são os formatos que estão em alta. Eles ajudam a dar visibilidade ao seu conteúdo porque normalmente é algo que as pessoas já viram em outros perfis de fora da política, o que pode gerar curiosidade sobre aquilo que você quer que as pessoas saibam.
Sempre que possível de um "giro" em tendências para saber o que funciona. Nosso perfil no Instagram sempre traz essas novidades, e se você não acompanha é só clicar no link abaixo para ficar informado das tendências de criação de conteúdo político no Instagram:
https://www.instagram.com/estrategiaparlamentar/
10. Um bom post político é o conjunto da obra
Saber que um bom post político além de ser aquele que atinge o objetivo que você estabeleceu, também é o conjunto da obra é importante para que suas criações sejam mais estratégicas. E o que isso quer dizer?
Um bom post político não começa na plataforma e sim na organização de informações, fotos, criação de cards e uma boa estrutura de legenda. Isso é "o conjunto da obra".
Por isso antes de pensar em postar, tome cuidado com a escolha de fotos de alta qualidade, cards que tenham uma sequência lógica de conteúdo e legendas que potencializem o post.
Esses elementos fazem parte da maioria dos posts políticos considerados bons.
E uma última dica é que você sempre analise as suas métricas para definir o sucesso dos seus posts políticos. O conteúdo que de fora pode ser considerado ruim, analisado sob a ótica certa (métricas) pode te trazer um novo olhar.
E agora que você já sabe de tudo isso, que tal criar o seu post político de sucesso agora?
Um abraço e até breve!
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