Buscar
  • Estratégia Parlamentar

Como escolher a cor certa para usar em sua campanha ou comunicação política.



Descubra como escolher cores para usar em sua campanha eleitoral ou em sua comunicação política.


Quando falamos sobre comunicação política e fortalecimento da imagem, pensar nas cores certas para transmitir a mensagem que você quer, pode ajudar bastante não somente sobre aquilo que se quer falar, mas também nos sentimentos que você deseja que sua audiência tenha acerca da sua narrativa e figura política.


Segundo o estudo de psicologia das cores, que tem por objetivo mapear e analisar comportamentos, sentimentos e emoções quando expostos a determinadas cores, elas podem exercer um papel fundamental fundamental no comportamento das pessoas, isso porque além de transmitir mensagens, elas também atuam diretamente nos sentimentos, emoções e podem até mesmo determinar decisões.


Mas como saber qual a cor que devo escolher para passar a imagem que quero?


Para responder a essa pergunta, deixo a você um guia para que sua escolha seja a mais assertiva possível, confira:


Escolha uma cor – O primeiro passo e o mais óbvio é a escolha da primeira cor. Neste momento, não precisa se preocupar em combinações. Sua escolha pode ser baseada em gosto pessoal ou vínculo partidário que você quer fortalecer, independente da sua escolha, o ideal é nesse primeiro momento, fazer uma pesquisa sobre o significado dessa cor e se ela está de acordo com a mensagem que você deseja transmitir.


Encontre o seu tom - Escolha de cor feita, busque uma camisa, camiseta ou até mesmo gravata para ver se a cor combina com você, nesta parte, você pode variar o tom dentro da mesma paleta de cores, para valorizar ainda mais a sua imagem. Hoje existem consultores de imagem, que trabalham exclusivamente com isso.



Outra opção é você mesmo fazer testes de tom e para isso contar com opinião de familiares e amigos.


Vale também testar outros elementos como cenários e objetos na cor escolhida, este é um detalhe que pode fazer a diferença na hora de fazer aquela foto para a sua comunicação política.


Busque cores complementares - Agora vou revelar o que poucos políticos sabem, a busca de cores complementares. A grande maioria se preocupa em escolher somente uma cor, mas o grande diferencial está também nas cores complementares que podem ser até 3 além da cor escolhida, assim você teria 04 cores para trabalhar em detalhes de seus posts para redes sociais ou assessórios para fotos, vídeos e muito mais.


Para descobrir as cores complementares da sua cor escolhida, pesquise no Google sobre círculo cromático de cores ou ainda, busque aplicativos que possam te ajudar nessa descoberta, O aplicativo Color Wheel - Basic Schemes para IOS ou o Color Harmonizer para Android, podem te dar uma força nisso.


Valide com sua equipe - E por fim, após a decisão de sua cor principal e as análogas, sente com a sua equipe para montar testes de cards, fotos com elementos coloridos e outras peças que você poderá usar em sua comunicação política. Após definidas as suas cores, a produção da linha editorial para a sua divulgação política, ficará ainda mais clara.


E para dar aquela forcinha, baseada no livro Psicologia da Cores, deixo abaixo algumas cores básicas e mais utilizadas no meio político, bem como seus significados.


Branco – Sabedoria, pureza e harmonia


Azul – Confiança, calma, seriedade e inteligência


Vermelho – Representa paixão, ação, energia


Laranja – Jovialidade, alegria, vitalidade, energia e amizade


Verde – Relaxamento, bem estar, saúde, tranquilidade


Amarelo – Otimismo, criatividade, curiosidade, alegria, ação


Roxo – Inteligência, intuição, poder e confiança


Preto – Respeito, seriedade, mistério, prestígio e sofisticação


Agora que você já sabe de tudo isso, que tal começar a pensar na cor principal e nas complementares para potencializar a sua comunicação política?


Quer potencializar ainda mais a sua comunicação política? Conheça o Curso de Instagram da Estratégia parlamentar. É só clicar aqui:


204 visualizações

© 2019 por Estratégia Parlamentar - Todos os direitos reservados