208942083608532
 
  • Estratégia Parlamentar

Como humanizar um perfil político nas redes sociais

Humanizar vai muito além de publicar fotos pessoais do político. Saiba agora o que você deve fazer para humanizar de verdade um perfil político!



Hoje o que as pessoas querem é se conectar verdadeiramente com outras pessoas, isso inclui influenciadores, marcas e também perfis políticos.


A humanização virou a palavra da vez no marketing digital, principalmente em tempos pós-pandêmicos, onde as pessoas buscaram se aproximar digitalmente de quem se sentem representadas. Mas será que isso é só modinha ou uma nova forma de gerar conexão com as pessoas?


Acredito fortemente que a humanização é uma nova forma de fazer marketing e que veio para ficar. Quando a gente traz essa realidade para o meio político isso toma contornos ainda mais profundos, uma vez que um político eleito é o representante de uma parcela da população e as pessoas precisam sentir essa representatividade também naquilo que ele publica em suas redes sociais.


É claro que existe um limite entre humanização e exposição e o que determina esse limiar são as diretrizes de construção da marca política, definida pelo político e sua equipe de comunicação e marketing.


E o que é humanizar um perfil político?


Humanizar um perfil político nada mais é do mostrar o político como ele é dentro e fora das redes sociais.


Outro ponto importante da humanização é o relacionamento próximo e a identificação das pessoas com a sua imagem. Esse é o primeiro passo para gerar credibilidade, item essencial para o maior ativo de um político - Sua reputação.


Humanizar um perfil é mostrar o político como ele realmente é, dentro e fora das redes sociais.

Quando as pessoas se identificam e se sentem próximas, elas além de satisfeitas, sentem-se motivadas a propagar sua imagem para outras pessoas, o que acaba contribuindo para fortalecer sua comunidade por meio de embaixadores digitais que se sentem conectados a da sua marca política.


E por onde devo começar a humanizar um perfil político?


Humanizar um perfil político nem sempre é tarefa fácil, isso porque alguns políticos podem ainda ter uma visão mais fechada sobre abrir um pouco seu lado pessoal. Outros acham que se fizer isso vão estar "apelando" e tem aqueles que simplesmente não querem humanizar o perfil e preferem que se compartilhe somente sua atuação política, cards de notícias ou conteúdos sazonais, como aniversários de cidades ou datas sazonais (dia da árvore, dia do agricultor, etc.)


O que se deve fazer nesses casos é mostrar para o político o quanto de engajamento conteúdos humanizados tem, outro ponto importante é mostrar que esse tipo de conteúdo não será dominante, mas parte da estratégia de fortalecimento da Marca Política Humanizada.


E para te ajudar, deixei aqui mais 10 dicas para você humanizar um perfil político nas redes sociais, confira:


1. Ser de verdade


Muitos políticos ficam em dúvida se devem ou não publicar fotos onde estão com roupas menos formais ou em situações mais cotidianas. Mas fora das redes, vivem com camisa polo, tomando café de forma simples e sem grandes cerimônias em visitas nas cidades.


É claro que é importante levar o político de terno e gravata se esse estilo faz parte da sua comunicação como autoridade, mas não faz sentido deixar de mostrar o político como ele realmente é! As pessoas gostam de ver o político da mesma forma que a viram em uma visita ou reunião, isso as faz sentir "parte" do conteúdo.


Então não tenha medo de apostar nesses conteúdos. Isso vale também para os vídeos. Nada de tentar forçar uma linguagem que não é característica do político. As pessoas são especialistas em identificar quando algo é forçado na internet.



2. Mostrar o seu dia a dia


Pessoas amam bastidores pois, assim se sentem parte da vida de quem acompanham ou pelo menos matam a sua curiosidade. É por isso que realities como o BBB funcionam tanto.


Não estou querendo aqui que você faça da sua comunicação política um verdadeiro Reality Show, o que digo é que mostrar o seu dia a dia, como um café, um exercício ou um momento qualquer dos seus bastidores ajuda para que as pessoas se sintam um pouco mais próximas.


3. Conversar mais e discursar menos


Humanizar um perfil não é só mostrar a sua vida, mas também ouvir as pessoas, por isso que a gestão de resposta é importante.


Interagir com as pessoas além de mostrar o político como acessível, ainda dá a oportunidade de mostrar ele como humano. E quanto mais humanizada e sensível for a resposta, maior será essa sensação.


Por isso aposte no treinamento da sua equipe para saber exatamente qual é o tom que o político quer dar para respostas em suas redes sociais. Alinhar isso é importante.



Curso de Instagram Para Perfis Políticos

4. Falar do que gosta


Falar do que gosta também é uma forma de gerar conexão. É só pensar no comportamento humano de afinidade ou mimetização. Se as pessoas sabem do que você gosta e se identificam com os seus gostos, lembrarão de você mais facilmente. Por isso de tempos em tempos fale daquilo que você gosta. Isso pode gerar até conversas fora do digital quando alguém que viu seu conteúdo te encontrar pessoalmente.


5. Usar linguagem simples


Quem fala formalmente o tempo todo? Isso cansa! Óbvio que existem pautas que exigem formalidade, mas ser formal o tempo todo robotiza um perfil político, ainda mais quando essa formalidade vem recheada de termos políticos que só quem é do meio entende.


Saiba que a maioria das pessoas não sabe nem identificar a diferença de um vereador para um deputado estadual. Quanto mais saber o que é uma sessão plenária ou uma frente parlamentar, por exemplo. Por isso se você precisar usar termos que não são de linguagem mais cotidiana, explique o que significa.


Seja simples também na linguagem, não tem como pensar em humanização se as pessos sequer entendem o que você fala.


6. Aparecer mais em vídeo


Se uma imagem conecta, um vídeo conecta muito mais, porque as pessoas sentem que você está conversando diretamente com elas! Esse já é um bom argumento para criar mais conteúdos em vídeos para humanizar um perfil político nas redes sociais.


7. Mostrar a família


Esse é outro tabu para muitos políticos e uma grande oportunidade de se conectar com as pessoas. Varios perfis perdem a chance de se mostrar mais humano porque preferem não levar foto de família para "não expor" sua vida pessoal. É o que disse antes, humanizar não é se expor e sim mostrar quem você é de verdade.


Converse com o político, explique a importância de se mostrar valores familiares, alinhe o que o deixa ele confortável e acima de tudo, mostre os resultados, assim ele ficará mais confiante de mostrar essa parte da vida que é importante.


8. Ouvir as pessoas


Esse está muito ligado ao item 3. Fazer escuta social (que é ouvir realmente o que as pessoas dizem) é ouro para humanizar um perfil. Ao responder perguntas em forma de trabalho, as pessoas sentem que você as ouviu e se conectam mais com a imagem política.


9. Mostrar conhecimento sobre as necessidades do cidadão


Quando você mostra que sabe o que as pessoas querem ou necessitam, mostra que você conhece a realidade delas, e isso te torna mais humano. Por isso você deve falar o que sabe sobre cidades, bairros ou regiões dentro das suas redes sociais. Comunicar seu conhecimento sobre pessoas e lugares contribui muito para gerar conexão, porque afinal de contas, não existe coisa mais humana, do que também se importar com o ser humano!


10. Mostrar outras pessoas além do político nas redes sociais


Fazer das redes sociais um porta-retrato virtual do político não funciona. Levar gente de verdade mostra além de apoio, humanização porque normalmente as fotos passam um ar de realidade e sem grandes tratamentos e não existe melhor forma de ser de verdade do que... ser de verdade!


Agora que você já sabe como humanizar um perfil político, que tal testar seus conhecimentos?


Um braço e até breve!

195 visualizações