208942083608532
top of page
  • Foto do escritorEstratégia Parlamentar

Como se preparar para um debate político


Saiba quais são os principais pontos a se observar


Estar em um debate político, é um momento que gera ansiedade em toda a equipe e principalmente no candidato. Uns podem transparecer mais, outros menos, mas o fato é que todos ficam apreensivos, e para saber lidar com esse momento, deixo aqui algumas dicas que serão valiosas, no momento em que você precisará estar preparado para passar segurança e levar sua mensagem da forma mais clara possível.

Confira essas dicas:


1 – Faça uma sabatina no dia anterior, com jornalistas preparados


Busque profissionais que possam te fazer perguntas variadas, para que você possa lapidar seu pensamento e alinhar respostas com mais clareza em sua cabeça. Repasse pontos principais e escute a opinião de especialistas. Quanto mais duras ou difíceis forem as perguntas feitas em ambiente controlado como essa sabatina, mais fácil será responder aos questionamentos, no ambiente aberto de um debate.

2 – Estude seus pontos fortes e o dos seus adversários


Uma das premissas principais das estratégias de Sun Tzu em a arte da guerra: Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não tema o resultado de cem batalhas. Se se conhece, mas não ao inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se não conhece nem o inimigo nem a si, perderá todas as lutas.

Por isso é importante você ter clareza dos seus pontos fortes e não deixar que a correria ou pior ainda, o ego e a suposição, te impeçam de reconhecer o ponto forte dos adversários também.

3 – Aproveite ganchos de resposta para fortalecer sua narrativa e crescer no debate


Saber aproveitar falas de outros candidatos para fixar sua mensagem, ou ainda, destacar sua fala para que suas ideias tenham ainda mais força é uma excelente maneira de crescer no debate, se você puder usar dados para embasar o seu discurso, tornará ele ainda mais forte.

Por isso desenvolva essa habilidade e seja sagaz em saber quando deve utilizar, o ideal é que você seja o último candidato da fala, não dando margens para réplicas.

4 – Se prepare para as réplicas da oposição


Assim como você pode aproveitar ganchos de fala para crescer no discurso, seus adversários podem fazer o mesmo com você. Esteja preparado para que isso aconteça. Não se deixe levar pela emoção pois isso fará você perder o foco. Se uma de suas falas forem usadas para gancho ou réplica, seja racional e mantenha-se firme no seu propósito. Improvisar nesse momento não é a melhor estratégia.

5 – Garanta que cada palavra do que você fala pode ser compreendido pelas pessoas que acompanham o debate


Agora não é hora de usar palavras difíceis ou que não estão dentro do vocabulário diário das pessoas. Se existe um momento que você deve garantir que as pessoas entendem o que você quer dizer, este momento é a campanha eleitoral. Cuide também para que você não caia na armadilha de pressupor que só porque uma palavra está inserida no seu contexto político e você a escuta várias vezes, todos entenderão. Quanto mais simples for a tradução das suas ideias, melhor será a assimilação daquilo que você quer passar. É por isso que os populistas tem suas ideias assimiladas facilmente, eles usam palavras comuns para levar sua mensagem. Use essa mesma estratégia.

6 - Foque em passar uma boa imagem de si


Vá para o debate preparado e não armado. Tenha clareza de como você vai crescer aos olhos do eleitor. Se você vai para o debate com o único intuito de atacar o adversário, pode cair no erro de não pensar em como vai passar uma boa imagem de si mesmo. Isso não significa que você deva bancar a vaquinha de presépio, muito pelo contrário. Você pode ter um posicionamento forte e contundente para deixar a sua marca. O que não pode é usar de suas habilidades somente para atacar pois isso pode dar palco desnecessário para o adversário no momento da sua fala. Em um debate, cada segundo é precioso, use isso a seu favor e foque em puxar os holofotes para você.

7 – Treine o tempo de resposta para que sua mensagem seja bem compreendida


Se existe uma habilidade que é extremamente necessária quando se fala em discurso, essa é o controle do seu tempo de fala. Quando você é interrompido, pode passar a impressão errada ao seu respeito e isso piora se você faz uma cara de contrariado quando é interrompido. Saber modular suas propostas e ideias ao tempo que se tem é um grande diferencial que mostrará preparo e segurança.


8 – Utilize argumentos de autoridades para dar força a sua narrativa


Quando você cita dados, e traz falas de outras autoridades, acaba por transferir a imagem dessas pessoas para a sua imagem. Falar de dados e números (e cuide para que eles estejam corretos e sejam atuais), também é uma forma de te colocar como autoridade. Se em algum momento da sua narrativa, você quiser mostrar autoridade, use desses dois artifícios, eles são muito válidos para dar força ao seu discurso.

9 – Se o debate for digital, garanta que está em um ambiente adequado e não esqueça de testar os equipamentos antes.


No contexto atual, não há mais espaço para amadorismo digital, você precisa ter familiaridade com equipamentos, programas e com a própria comunicação política na internet. Tenha equipamentos adequados como uma boa luz, suporte para celular, computador com boa placa de vídeo, uma boa câmera e um ambiente adequado (cuide para que o que está a sua volta não chame mais atenção que a sua imagem).

Testar o sinal de internet, microfone e programas que serão utilizados também são fundamentais, para que você não tenha problemas minutos antes ou pior: Na hora do debate.

10 – Utilize seus melhores momentos para criar conteúdo para as redes sociais


Já deixe sua equipe digital preparada para gravar o debate ou saber onde ele será disponibilizado, para que assim possam pegar ele na íntegra e transformar em conteúdo para as suas redes sociais, site ou para ser enviado por meio de aplicativos de mensagens.

E saiba, quanto mais claros forem esses pontos para você, mais você crescerá na campanha.



Se você quiser um resumo desses pontos, acesse o meu o Instagram e confira o post resumido para salvar e ter sempre que precisar, é só clicar aqui.

967 visualizações
bottom of page