Antes de falarmos quais são os passos que você deve seguir pra ter maior interação das pessoas em suas publicações, vamos esclarecer o que é engajamento e por qual motivo ele é tão importante para um perfil político nas redes sociais.
Se preferir, assista esse conteúdo aqui:
Engajamento é toda a reação de envolvimento que as pessoas (seus seguidores) tem nas suas redes sociais.
Logo, posso caracterizar o engajamento como um comentário em seu post, uma curtida, um compartilhamento e os salvamentos.
Tudo o que gera uma ação das pessoas, pode ser caracterizado como engajamento. No entanto o que você deve saber é que existem níveis de engajamento e alguns são mais valiosos do que outros dependendo da sua estratégia.
E por que é importante um perfil político ter engajamento nas redes socias?
Por dois motivos bem claros: O primeiro é que engajamento gera autoridade e o segundo motivo é que o engajamento favorece tanto na distribuição, quanto na entrega do seu conteúdo, ou seja, quanto maior for o seu engajamento, mais o algoritmo vai entender que ele é relevante.
E isso funciona de forma semelhante para todas as plataformas que temos hoje. Então saiba: engajamento é ouro! E se você quer ter maior relevância, aposte em estratégias para aumentar o seu engajamento, principalmente nas redes onde está a sua base eleitoral, ou aquela que você deseja atingir.
Entenda que quanto mais as pessoas interagirem com o seu conteúdo, maior alcance ele terá e também, maior será a entrega de outros conteúdos do seu perfil, para essas pessoas que interagiram.
Logo, temos outro fator para pensar: A construção de um conteúdo que equilibre posts de maior engajamento, com aqueles que precisam ser mostrados, mas que nem sempre tem grandes performances, como visitas de gabinete por exemplo. Mas isso é assunto para um próximo post aqui do blog.
E agora que você já sabe a importância do Engajamento em um perfil político, quero falar sobre os 5 passos para você ter uma estratégia de engajamento mais efetiva e assim ter maiores resultados em suas publicações. Confira:
1. Gestão de resposta – Saiba que gestão de resposta não é somente responder as pessoas nas redes sociais e sim ter a consciência de que você deve pensar em como fortalecer a conexão das pessoas com você e o seu conteúdo por meio de interações e comentários.
Uma boa gestão de resposta, além de claro, responder o que pode ser respondido, ainda engloba a estratégia de escuta social que é saber o que as pessoas estão falando em seu conteúdo para usar essas informações a seu favor na construção de posicionamentos políticos, atendimento de demandas e solicitações ou ainda ampliação do seu trabalho político dentro e fora do digital.
Por meio de um comentário é possível saber muita coisa, mas para isso é preciso estar atento. Quando você traz para a sua comunicação conteúdos que mostram o que as pessoas querem ver, isso ajuda a fortalecer a sua comunidade digital pois as pesosas tendem a ser mais participativas na interação desses conteúdos, logo o seu engajamento e também a sua autoridade são favorecidos. Mas gestão de resposta não está somente no seu feed. Nos stories por exemplo, está na interação das reações das pessoas aos seus conteúdos como aquela palminha que você recebe quando publica algo por lá.
Interação por mensagem direta é uma das formas mais valiosas de engajamento para um perfil político atualmente.
Saiba que quanto maior é a conversa, maior também será a entrega.
2. Aproveite o Timing – Tem uma noticia quente que está sendo muito propagada no cenário local ou nacional? Que tal transformar ela em conteúdo? Não se trata de hype ou modinhas, mas de se tornar um lugar onde as pessoas receberão informação. Por isso é muito importante estar antenado ao que acontece a sua volta.
Estudos da neurociência mostram que notícias quentes geram curiosidade que ativam o córtex pré-frontal e o estriado, duas áreas envolvidas no circuito de recompensa do cérebro e é por isso que clickbaites (as tão famosas notícias caça cliques funcionam tanto), porque elas promovem a antecipação de uma recompensa prazerosa, promovendo assim o engajamento.
Mas em um perfil político não é portal de notícias e você tem que saber disso. O que fará a grande diferença nessa estratégia é a forma como você se posiciona em relação as notícias que compartilha, exercendo assim o seu poder de influência e também de posicionamento. Então aproveite o timing de notícias porque isso pode ajudar muito no engajamento dos seus conteúdos e posicionamentos políticos. Não só porque é um conteúdo útil, mas também porque fortalece seus pensamentos, ideologias e valores, o que pode também promover maior interação com a sua audiência.
3. Conexão – Se você quer manter a sua comunidade engajada em torno das suas publicações, também é importante pensar em conteúdos que geram conexão. Mas quais seriam os conteúdos que geram conexão?
Conteúdos de bastidores, conteúdos onde é contada sua trajetória política, suas histórias, suas experiências, suas vivências e tudo aquilo que possa gerar conexão com quem está consumindo o seu conteúdo. Vivemos em uma era onde as pessoas mais do que nunca querem se sentir conectadas com os perfis que seguem e isso inclui o seu perfil político.
Agora não basta mais representar um grupo, uma classe ou uma causa é preciso se conectar com as pessoas.
Por que você acha que uma selfie que o político publica em seu perfil normalmente engaja mais que uma ação que é muitas vezes importantíssima para as pessoas?
Justamente por causa da conexão. A Selfie qualquer pessoa pode produzir com um clique, já uma ação política, como a destinação de uma emenda por exemplo, não está ao alcance de todas as pessoas na palma da sua mão.
É claro que você precisa saber que é necessário levar conteúdos que fortaleçam sua autoridade, mostrem o seu trabalho e te posicionem para a sua base, pois reputação política não se constrói só com selfies e conteúdos pessoais e sim com conteúdos que geram confiança no seu trabalho.
4. Interaja com outras contas que te seguem – Essa é uma atitude simples e que não demanda muito tempo, mas que tem resultados incríveis no engajamento do seu perfil político. Isso acontece devido a uma razão muito simples: A reciprocidade! O ser humano é recíproco por natureza, logo se você curte um determinado conteúdo, é muito provável que a próxima vez que a pessoa ver o seu conteúdo ela irá retribuir a gentileza.
Mas aqui também quero deixar um alerta! Seja verdadeiro em suas interações! Nada de bancar o interesseiro, faça isso de forma genuína.
E saiba: Rede social não é palanque virtual, é via de mão dupla onde a conversa acontece dos dois lados. Não ache que só postar e ficar esperando like é uma boa estratégia, porque não é.
5. Mostre os seus bastidores – Essa ultima dica eu até já falei no começo do texto, mas resolvi reforçar porque tem um detalhe importante que você precisa saber: Mostre os seus bastidores. Hoje no Instagram por exemplo, temos uma excelente forma de mostrar isso que são nos stories.
Abuse dessa ferramenta e mostre como é o seu trabalho político, como são as reuniões, como você articula ações, etc. Pessoas são curiosas e você pode usar isso a seu favor para aumentar o seu engajamento porque além de mostrar que elas estão interessadas, elas querem também que você saiba que elas estão interessadas e fazem isso interagindo com o seu conteúdo.
Porém é preciso que você saiba exatamente a linha que separa o que é bastidor, que pode adentrar para a vida pessoal e o que é bastidor que adentra para a exposição.
Existe uma linha tênue entre vida pessoal e vida privada e você deve saber qual é o limite entre elas, caso contrário poderá gerar inconvenientes e até mesmo uma crise da qual não esteja disposto a lidar. Por isso tome cuidado com aquilo que você publica como bastidor, mas saiba que ele é extremamente importante gerar conexão, aumentar a sua confiabilidade e consequentemente a sua reputação.
Aposto que se você usar pelo menos 3 dicas desse texto, já poderá ver resultados em seu engajamento na primeira semana!
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