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  • Estratégia Parlamentar

O que é Marketing Político Digital?


Não é de hoje que uma boa parcela da população acaba esquecendo em quem votou nas eleições, principalmente quando se trata de cargos do legislativo, como vereadores e deputados.


O fato é que infelizmente, uma boa parcela da população não acompanha o trabalho dos políticos e isso acontece por dois principais motivos:


Primeiro porque ele não conhece quem o representa e nem entende o seu trabalho e segundo porque ele não vê utilidade prática das ações do político em sua vida ou sociedade em que ele está inserido. Isso acontece porque muitos políticos não trabalham ações de marketing e acreditam que simplesmente estar nas redes sociais comunicando o que fazem, já é o suficiente – E sabemos que não é.


Para que você possa entender o que é o Marketing Político no mundo digital, é necessário antes, entender o que é marketing político e como você pode utilizar ações de marketing para potencializar sua imagem e fazer com que sua mensagem chegue a mais pessoas.

É muito importante que você fixe esse conceito: Marketing Político é um conjunto de estratégias que tem por objetivo ampliar a sua mensagem e fortalecer a sua imagem política para assim estreitar o relacionamento entre um político e as pessoas, seja de uma cidade, um estado ou até mesmo de um país. E uma coisa que eu quero que você sabia é que fortalecer imagem também deve ser visto como se tornar familiar, conhecido para o público que você quer atingir.



Mas então o que é marketing político digital?


São todas essas ações aplicadas ao contexto da internet. E quando falo contexto, não digo somente redes sociais, mas todo o contexto onde sua mensagem política está inserida no mundo digital.


Porém não basta somente estar, é preciso pensar como aquilo que você diz, faz e mostra possa impactar de forma que as pessoas se sintam representadas atendidas em suas necessidades políticas, dentro daquilo que cabe ao político exercer. E nesse ponto vale fazer um adendo de que o Marketing Politico digital, também carrega em si uma educação política acerca do seu trabalho.


Quando as pessoas entendem a valia do trabalho de um político para a sua vida prática e para a sociedade, há uma maior atenção para a sua mensagem, e sabemos que hoje a atenção é um dos maiores ativos no mundo digital.

E sabendo disso, você deve também saber quais são as ações que você pode realizar para ter um marketing político efetivo no mundo digital, para isso separei 5 delas para você começar agora:


1. SE VEJA COMO UMA MARCA POLÍTICA


Todo cliente (politico) para mim é uma marca e como marca ele deve ter um propósito e comunicar isso. Acredito que quando você começa a pensar dessa forma, sua comunicação fica ainda mais direta, focada e fácil de ser compreendida. Quando um político entende que também é uma marca, e que precisa gerar valor para fortalecer sua imagem toda a criação de conteúdo em torno do seu nome se torna ainda mais estratégicas para atingir seu objetivo.


2. CONHEÇA O SEU PÚBLICO


O objetivo de conhecer o seu público não é somente saber com quem você quer falar, o que de fato é algo muito importante, mas também o de fazer uma escuta social como o objetivo de encontrar respostas e assim saber o que as pessoas com quem você quer falar, querem ouvir.


Procure observar o que as pessoas dizem nos comentários das suas redes, em conversas de whatsapp e até mesmo fora das redes sociais, quando você calibra o sua comunicação para ter uma escuta social mais apurada, até os haters devem ser considerados para que você possa desenvolver ações para fazer uma comunicação mais assertiva para quem interessa.


3. SE COMUNIQUE DE FORMA DIRECIONADA EM CADA AMBIENTE DIGITAL


Saber como deve ser a sua comunicação nas redes sociais e em seus canais próprios, pode te ajudar na sua estratégia de marketing político e isso tem muito a ver com a estrutura de um funil de marketing das pessoas que você busca atingir, atinge e converte para os seus canais próprios ou para a sua comunidade.


Para que você possa entender melhor sobre esse funil saiba que, existem pessoas que não te conhecem que você pode se comunicar de uma forma, aquelas que estão te conhecendo e há ainda as que já te conhecem. Você não se comunica com conhecidos e desconhecidos da mesma forma em sua vida, certo? Do mesmo jeito deve ser a sua comunicação política. Você pode levar a mesma mensagem em essência para pessoas do topo, meio e base do seu funil, mas sabendo que a comunicação com as pessoas dessas etapas deve ser feita de forma a atingir o seu objetivo com cada uma delas.


4. FORTALEÇA O RELACIONAMENTO PARA CONSTRUIR COMUNIDADE


Uma das tendências para o mundo digital para os próximos anos, é a construção de comunidade, e para isso você deve investir em relacionamento digital para a construção da sua própria comunidade mas saiba, que investir relacionamento não se trata somente de responder comentários e sim de criar uma relação mais próxima com as pessoas, por meio de conteúdos de posicionamento, além de dar voz ao a pessoas e pensamentos da sua comunidade. Entender que uma comunidade não é apenas um grupo de pessoas que tem comportamento passivo é o primeiro passo para começar.


A verdadeira comunidade é aquela que interage entre si e ajuda umas as outras. Se você conseguir mobilizar pessoas para a construção de uma comunidade em torno daquilo que você defende, terá um ativo valioso para fortalecer sua influência e autoridade política no mundo digital.


5. ESTEJA ATENTO AO RESULTADO DE SUAS AÇÕES


Uma das vantagens do marketing é poder embasar direcionamentos e ações em métricas, logo você também deve considerar esse item dentro do seu marketing político.


É muito importante que um acompanhamento de resultados seja feito de forma periódica, para saber o que deve ser mantido o que deve ser ajustado e até mesmo quais ações devem ser descartadas porque não funcionaram, não se apegue a algo se isso não está te trazendo resultados afinal de contas, seu objetivo final vale mais do que uma ação isolada.


Lembrando que o objetivo do marketing é o de fortalecer sua imagem e ampliar a sua mensagem, logo todas essas ações devem ser contínuas para você ter cada vez mais influência dentro e fora do mundo digital.



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