208942083608532
top of page
  • Foto do escritorEstratégia Parlamentar

O que as pessoas querem ver nas redes sociais dos políticos?



Seja autêntico e verdadeiro e acima de tudo mostre um trabalho relevante nas redes sociais


Essa é uma das perguntas que mais me fazem em consultoria e mentoria. E a resposta é sempre a mesma. Trabalho com Autenticidade!

Como assim?


O que mais vemos nas redes sociais de políticos é post mais do mesmo, cards mais frios que o meu congelador e muita distância do que de fato interessa em uma rede social.

Hoje por exemplo é dia do amigo e o que mais vi foi card falando da data. Será mesmo que seria preciso um card para falar de amizade? Sabe por que? Amizade é uma das coisas mais humanas que temos e pensar em conteúdos mais humanizados faz total sentido para datas como essa. Logo, pelo bem da sua comunicação, mude a forma de pensar sobre como mostrar seu conteúdo.


Pessoas querem ver pessoas, bastidores, vida real, trabalho e verdade. Estamos no meio de uma pandemia, onde ressignificamos muitas coisas em nossas vidas e percebemos (talvez mais do que nunca) a importância da conexão humana. A cabeça das pessoas mudou, entenda isso.


Pessoas querem se conectar verdadeiramente com perfis políticos

Recentemente li um artigo de Nizan Guanaes que falava que quem será lembrado são os que estão presentes e isso parece óbvio, mas o que o artigo também fala é que não basta apenas estar lá, todos os dias nas redes sociais. É preciso não só estar lá em um grande palanque virtual, mas oferecer algo a mais do que sua imagem para as pessoas e esse algo a mais é conexão, verdade, trabalho e coisas que são úteis para a vida delas. É hora de olhar mais para fora do que para si mesmo.


O político que será lembrado é aquele que quando perguntado: O que você fez por mim? Puder mostrar com fatos e encerrar a conversa com um: Se quiser ver mais o meu trabalho dê uma olhadinha nas minhas redes sociais! Com a certeza de que o que fez e faz é sempre bem comunicado.


Ok Gisele, mas como devo fazer isso? Documentando o seu dia a dia de trabalho e se importando como elas impactam a vida das pessoas.


Documente seu trabalho pelas pessoas

Já cansei de falar que um post, nunca é somente um post para um perfil político. Ele serve para criar reputação, fortalecer imagem e gerar conexão com as pessoas para criar verdadeiras comunidades digitais. Mas como se conectar com alguém que está mais preocupado com ele mesmo do que com os outros? Que vê pessoas como likes e futuros votos? A coisa mais fácil de perceber nas redes sociais é político narcisista. E vou te contar, é o que mais tem por aí.



O que as pessoas querem ver são políticos sendo políticos em essência, não em aparência. E isso não tem nada a ver com uma foto posada ou um card bacana, tem a ver com mostrar como sua forma de atuar melhora a vida da sociedade. Pessoas querem ver o seu trabalho e como isso impacta a vida delas, querem poder ver você como alguém acessível e verdadeiramente interessado nos problemas da cidade, do estado, do país.


Pare de se preocupar tanto com a forma e comece hoje a se preocupar com o conteúdo da sua publicação. Se o conteúdo for genuinamente útil para as pessoas, e não aquela coisa maquiada de utilidade que esconde autopromoção, pouco importa se é uma foto ou um vídeo. As pessoas com certeza irão se engajar. Veja bem, não estou dizendo que criar bons formatos de conteúdo não é importante, porque é, mas antes de pensar na forma, preocupe-se com o conteúdo afinal, não existe boa forma que possa maquiar um conteúdo irrelevante.

145 visualizações
bottom of page