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  • Foto do escritorEstratégia Parlamentar

O que faz e quanto ganha um Social Media Político


Saiba tudo sobre a profissão que estará em alta em ano eleitoral!


Uma profissão recente, porém em alta no mundo digital, e que tem crescido no meio político, o Social Media para a área da política, também conhecido como Social Media Político, é o responsável por gerenciar as redes sociais de políticos ou órgãos públicos, com o propósito de aproximar e gerar conexão entre autoridades, entidades e cidadãos, por meio da criação de conteúdos.


Se preferir, assista a esse conteúdo:





Muito além de fazer posts de visitas, emendas, projetos de lei ou de divulgação da atividade parlamentar, o Social Media Político é responsável pela imagem, autoridade e influência da Marca Política no campo digital.


Logo, ter responsabilidade e consciência de sua importância para a construção da reputação de um político é uma das premissas bases para quem pretende atuar nessa área do Marketing Digital.


Se olharmos para trás, veremos o quanto o meio político mudou no quesito digital. Se antes políticos não davam tanta importância para sua comunicação e marketing político nas redes sociais, hoje vemos como essa área tem se tornado essencial para mostrar seu trabalho ao eleitor.


Essa necessidade foi ainda mais acelerada pela pandemia, onde as pessoas ficaram ainda mais conectadas, e buscaram nas redes sociais meios para se informar e interagir.


E nisso, o papel do social media político ganhou protagonismo. É ele quem faz a conexão entre o cidadão e o político que quer se comunicar e mostrar a importância do seu trabalho.


E qual a função de um Social Media Político?


O Social Media Político exerce várias funções que vão além de postar, pois é necessário que ele saiba o que precisa dar visibilidade para fortalecer a reputação e aumentar o alcance da mensagem política.


Outro ponto essencial é que esse profissional precisa ter clareza de como criar conteúdos que sejam compreendidos pelas pessoas com quem o político quer conversar, além de atender os objetivos do planejamento de comunicação.


O Social Media Político também é responsável pelo acompanhamento e/ou gestão de resposta que esclareça, gerencie e escute o que tem sido falado nas redes sociais do político.


É por meio de uma boa gestão de resposta nas redes sociais que podemos ter ideia do que pensam e querem as pessoas que interagem com as redes de um político.


Logo, podemos dizer que um Social Media Político exerce essas funções principais, que podem ser ampliadas de acordo com o seu nível de responsabilidade e conhecimento. Confira algumas das atividades de domínio do Social Media Político:


  • Criar conteúdo

  • Criar legenda estruturada

  • Postar

  • Acompanhar Engajamento

  • Gerar interação

  • Analisar Métricas

  • Fazer escuta social para saber o que as pessoas estão falando nas redes do político

  • Monitorar Adversários

  • Interagir com outros perfis interessantes para a marca política



Quais os tipos de Social Media Político?


Hoje podemos categorizar a atuação do Social Media Político em três níveis: Social Media Político Iniciante, Social Media Político Analista, Social Media Político Estrategista. Entenda o que faz cada nível:


Social Media Político Iniciante


Normalmente é o que tem pouca experiência no meio, e geralmente recebe o acompanhamento de um coordenador de comunicação ou um Social Media Político Estrategista.


Exerce uma função mais operacional de postagem e acompanhamento de publicação. Não tem poder decisório em relação ao que se publica sobre a comunicação e o Marketing Político nas redes sociais e geralmente recebe o calendário de conteúdo e os direcionamentos necessários para executar a parte operacional de programação de postagens e acompanhamento de publicações.


Por não entender todas as funções do meio político, necessita ser orientado tanto em ações como em conhecimento para avançar para o próximo nível.


O Social Media Político iniciante é uma excelente opção para quem já tem equipe e precisa de auxilio operacional para a criação de conteúdo.



Social Media Político Analista


O Social Media Político Analista é aquele que ajuda a desenvolver estratégias e sugere conteúdos baseados na observação de cenários e movimentações de aliados e adversários.


Ele faz o papel de “olhos digitais” do estrategista e mostra o que precisa ser visto. Tem um nível de autonomia maior, mas também precisa de direcionamentos (esses feitos de forma mais ampla) em relação à criação de conteúdos.


O analista é aquele que tem a confiança do estrategista para a execução de ideias que necessitam de maior conhecimento sobre a marca política e seus objetivos de médio e longo prazo.


Normalmente integram as equipes em período de campanha e continuam ao longo do mandato, pois tem experiência necessária para contribuir de forma tática com a estratégia de ampliação da marca política.




Social Media Político Estrategista


É ele quem cria as estratégias digitais de conteúdo para o político.


Responsável pela linha editorial, calendário de conteúdo, estratégias de crescimento e análise de métricas para tomada de decisão, gestão de crise, dentre outras responsabilidades que impactam diretamente a imagem do político.


Tem conhecimento do meio político e busca auxílio da equipe de gabinete para tomada de decisão.


O Social Media Político Estrategista normalmente exerce a função de coordenação e pode ser formado em comunicação social, jornalismo ou marketing, o que lhe garantem conhecimentos e habilidades essenciais para exercer essa função.


Saber qual nível de Social Media Político contratar depende muito de fatores como o tempo, que é um ativo importante na política, além de composição da equipe, grau de importância que se dá ao digital e também cargo exercido.


O que se recomenda é que você busque profissionais capacitados e que conheçam o meio político se você tiver pouco tempo e uma equipe enxuta.


Pode ser um grande equívoco deixar um iniciante cuidar sozinho de um ativo tão precioso quanto uma marca política.


Quanto ganha um Social Media Político?


Antes de sabermos quanto ganha um Social Media Político, você precisa saber a média de um Social Media que atua em outras áreas do Marketing.


Segundo o site vagas.com.br, salario.com.br e glassdor.com.br (janeiro/2022), um profissional de social media ganha de R$1.200,00 (iniciante) a R$ 8.750,00 reais (teto), partindo desses dados vamos falar do Social Media Político.


O profissional que atua com gerenciamento de marcas políticas necessita de um conhecimento mais aprofundado sobre aspectos essenciais de cargos políticos, articulações, atuações, cenários, além de domínio sobre o que faz e como age os três poderes, para assim criar estratégias mais apuradas, logo quanto maior a responsabilidade, maior também seu conhecimento específico e direcionado para desempenhar a função, o que deve ser levado em conta na hora da remuneração.



Média de remuneração do Social Media Político:


Social Media Político Iniciante

R$ 1.500 a R$ 3.500,00


Social Média Político Analista

R$ 3.500,00 a R$ 6.000,00


Social Media Político Estrategista

R$ 7.000,00 a R$ 12.000,00



Como me tornar um Social Media Político?


Para se tornar um social media político, além de ser um usuário hard de redes sociais e dominar as plataformas de maneira mais aprofundada em configurações e gerenciamento, é importante que você seja uma pessoa informada sobre notícias atuais e cenário político (micro e macro).


Buscar cursos de aperfeiçoamento também é importante, eu mesma além da formação em marketing, fiz pós graduação de influência digital, conteúdo e estratégia, além de especialização em assessoria e gestão da comunicação, além de acumular muitas horas de cursos livres.


Para conseguir uma oportunidade no meio, além de acompanhar políticos, é importante criar uma boa rede de contatos que podem te indicar.


Criar conteúdos relevantes para ganhar visibilidade é um caminho (e foi o que escolhi para ser reconhecida no meio).


Seja qual for o seu caminho para iniciar nessa profissão, saiba que as oportunidades existem e em ano eleitoral ficam ainda mais abundantes pois, além dos políticos com mandato, temos pré-candidatos sem cargos ou que decidem atuar pela primeira vez em campanhas.


A busca já começou e o momento de ser visto é agora. Não perca tempo!


Um abraço e até breve!



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