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Post político – 15 tipos que não podem faltar em sua estratégia de conteúdo.


Post político saiba o que não pode faltar em sua estratégia de Marketing e Comunicação

Você já parou pra pensar com quantos posts políticos se constrói uma Marca? Eu já, e justamente por isso fiz esse texto explicando cada post político que não pode faltar nas redes sociais de um político, bem como a importância de cada um deles na estratégia de Comunicação e Marketing desses perfis.


Austin Kleon, autor do livro Roube como um Artista disse que você deve fazer o que gostaria de ler, ver e ouvir e foi por isso que decidi criar essa lista, pois tenho certeza que ela teria me ajudado muito lá atrás quando comecei, além de ter poupado horas de trabalho, na busca por conhecimento.


O que você terá agora é uma lista de posts imprescindíveis que você deve incorporar em sua estratégia para gerenciamento de marcas políticas no Digital. E falo digital, porque você pode aplicar essas ideias não somente nas redes sociais, mas também em seus canais próprios. Claro, sempre adaptando seu conteúdo de forma nativa para cada plataforma.


Outro ponto que vale alertar, é a importância da repetição do conteúdo. Sim, repetição é importante, pois como disse Rafael Terra, autor do livro Instagram Marketing: Reputação é Repetição. E sabemos que um dos maiores ativos para a construção de uma marca política forte, é o aumento constante da boa reputação.


Confira agora 15 posts essenciais que não podem faltar na estratégia digital de um perfil político:


1. Apresentação – De tempos em tempos é importante que o politico se apresente para as pessoas nas redes sociais. Essa apresentação pode ser em forma de vídeo, card, fotos com uma boa legenda ou o formato que a sua imaginação permitir.


As redes sociais são um ambiente muito dinâmico onde pessoas entram e saem do seu perfil o tempo todo e isso é completamente normal. Por isso um dos posts essenciais para o seu perfil político é esse. A intenção da apresentação é você se fazer conhecido para quem está chegando agora e reforçar seus valores para seguidores engajados. A ideia aqui é aproveitar a máxima da política: Quem não é visto não é lembrado – Direcione como você quer ser lembrado.


2. Chamada para canais – Foi-se o tempo em que você poderia pensar na estratégia de construir uma base para cada rede social. Antigamente, quando o algoritmo favorecia a entrega das postagens, essa lógica fazia muito sentido, porém hoje a lógica é outra.

É claro que na prática a gente pode perceber que os públicos se comportam diferentes em cada rede social, e que você pode sim ter públicos distintos. Mas o que eu quero falar agora é sobre pontos de contato com o cidadão. Hoje quanto maior forem os pontos de contatos, maior também será a probabilidade de fazer com que a sua mensagem seja entregue pois, se a pessoa não viu seu conteúdo em uma rede, tem a probabilidade de ver em outra.

Dessa forma, de tempos em tempos fazer posts que chamam as pessoas para os seus outros canais, ajuda também a fazer com que a sua mensagem possa chegar ao cidadão. Por isso, não tenha dúvidas.


É melhor ter a mesma pessoa em mais de uma rede tendo maiores chances de receber o seu conteúdo, do que ter várias pessoas com apenas um ponto de contato recebendo cada vez menos a sua mensagem política.


3. Saiu na Mídia – Um dos pontos que você deve considerar no trabalho de construção e fortalecimento da sua marca é post político sobre seu trabalho que sai na mídia. Quando um veículo de comunicação fala a seu respeito a sua percepção de autoridade aumenta, uma vez que se entende, que se você saiu na mídia por seus feitos, é alguém relevante. Portanto, saiba: saiu na mídia é um bom conteúdo para incorporar em sua estratégia.


4. Post de Live – Se você quer ter audiência nas suas lives, saiba que é preciso divulga-la com antecedência. Ter um post padrão para anunciar suas lives, além de poupar tempo, ainda garante que as pessoas sabem sobre dia e hora que você estará em suas redes, conversando com elas;


5. Card de frases – Uma boa forma de você mostrar posicionamentos, opiniões e valores pessoais é por meio de frases curtas, com foto em formato de card. Esse é um tipo de conteúdo que gera forte impacto tanto no sentido de conexão como no de engajamento em post político. Aproveite para usar final de semana ou quando quiser chamar atenção para algum fato que somente com fotos você não conseguiria demonstrar.



6. Sou a favor/sou contra – Em sua comunicação política, quanto mais claro você deixar quais são as batalhas pelas quais você luta, mais fácil ficará para o cidadão se identificar com as suas bandeiras, causas e ideologias. Tenha em mente que: Se você não se posiciona, o digital te desposiciona. Não tenha medo de deixar claro sobre o que você é a favor e o que você é contra. Não se iluda achando que pode agradar todo mundo. O segredo do digital é justamente saber para qual base você fala. Entendendo isso fica muito mais fácil criar esse tipo de conteúdo.

7. Agora é lei – Esse é um post quase subestimado por muitos políticos, mas que gera algo importante: informação útil para as pessoas. E não estou falando somente das leis que o político cria, mas também das leis que são relevantes para o cidadão. É preciso entender que a maioria das pessoas sequer sabe quem são os autores da lei, mas elas lembrarão quem as divulgou. Por isso se fizer sentido para a sua estratégia. Elabore uma forma de mostrar para as pessoas leis que podem ajudar a melhorar suas vidas ao saber.


8. Estilo print de Twitter – Esse é um formato bastante simples mas também efetivo, justamente porque muitos perfis dentro e fora da política fazem. Se você der uma espiada em perfis políticos internacionais, vai perceber que é um post político bastante utilizado. E por que ele funciona? Simples! Porque as pessoas estão acostumadas a esse tipo de conteúdo em suas redes, logo fica até confortável parar para ler a informação do card.


9. Prestação de Contas – Informar obras, ação ou pedido de sua autoria é seu dever como político, por isso aposte de tempos em tempos fazer post político para prestar contas do seu trabalho. Essa é uma forma de dar transparência ao seu trabalho e credibilidade a sua imagem, aumentando assim a confiabilidade e consequentemente a sua reputação.


10. Destinação de Emendas – Outro post para gerar credibilidade ao seu trabalho político, se você é um parlamentar em vigência de mandato é o de destinação de emendas. Nesse card, é importante deixar claro o que você pediu como emenda ao orçamento, além de esclarecer valores e beneficiados.




11. Combate a Fake News – Desmentir Fake News é uma forma de combater a desinformação e proteger sua imagem. Sempre que uma informação falsa for publicada a seu respeito é muito importante que exista um posicionamento em suas redes. Isso ajuda a blindar sua imagem e evitar mal entendidos pelas pessoas que podem ter contato com a informação falsa.


12. Utilidade pública – Assim como o post político sobre leis é um tipo de conteúdo de informação útil, conteúdos de utilidade pública além de informar o cidadão, ainda tornam suas redes e canais, fonte de informação relevante. Saiba que todo perfil político tem o dever de se comunicar com o cidadão e uma forma de fazer isso é por meio de conteúdos de utilidade pública.


13. Aniversário de Cidade – Se tem um conteúdo polêmico em perfis políticos é esse. Há quem defenda e também quem abomine esse tipo de publicação. Durante muito tempo, fui uma ferrenha defensora de não se fazer esse tipo de conteúdo, até entender a sua importância.


Cards de aniversário de cidade, dependendo da sua relevância e do seu trabalho político na cidade ou do percentual populacional que te segue nas redes sociais não são necessariamente para os moradores da cidade.


Dificilmente um morador vai cobrar de um político o esquecimento dele pelo aniversário ou outra data comemorativa exclusiva da cidade. Esse tipo de card serve mais para mostrar a lideranças e apoiadores que você não esqueceu da cidade dele.


É para esse grupo na maioria das vezes que se faz conteúdos assim. Como eu disse antes, durante muito tempo fui defensora da não criação de cards de aniversários de cidade, mas isso foi antes de eu entender algo importante e que você também deve saber: A estratégia e os canais de distribuição desse conteúdo.


Um post político pode ser um sucesso ou um fracasso, tudo depende da forma que você trabalha com ele.


14. Datas sazonais – Se você der uma buscada rápida no google com o termo datas sazonais, vai perceber que existe mais datas comemorativas do que dia do ano e isso pode ser um problema se você resolve transformar seu perfil político em um grande calendário de dia de tudo.


Mais do que postar sobre uma data comemorativa, você precisa saber qual é a relevância dela para o fortalecimento da sua Marca Política tanto em imagem, quanto em reforço de sua mensagem.


Porém datas sazonais são importantes e devem ser incluídas em sua estratégia, principalmente as de maior mobilização nacional como dia dos pais, dia das mães, Natal e Ano novo. Não desconsidere o poder de uma data sazonal, ela é poderosa quando bem utilizada.


15. Visitas de gabinete, bairros ou municípios – Eis aqui outro post da discórdia. Tem gente que ama e tem gente que odeia e tem ainda aqueles que fazem por obrigação, nem amando e nem odiando. Como disse antes mais importante do que um post político é a utilidade dele para a audiência que o politico quer atingir com a sua mensagem.


Acredito que posts de visitas de gabinetes são importantes sim, para mostrar que o político escuta e discute demandas, o pulo do gato está em como colocar isso em suas redes sociais. Foto e legenda: “Vem coisa boa por aí” não diz nada, não fortalece nada, e não interessa ninguém, além daquele que estão na foto e adversários que podem ver que ali se levantou uma lebre.


O mesmo é válido para visitas a bairros ou municípios. Porém, se você sabe como dosar esse tipo de conteúdo e constrói legendas que mostram a real importância de cada ação, esse tipo de post político fará a sua função com maestria que é a de demarcar o seu território político.


Por isso da próxima vez que você quiser ou tiver que postar esse tipo de conteúdo pense: Como posso melhorar essa história para que ela seja relevante para as pessoas? Você verá a diferença que essa pergunta pode fazer em seu conteúdo.



Com esses 15 tipos de conteúdos, você já consegue criar estratégias bem elaboradas para um perfil político, porém não se esqueça que você deve também variar no formato e na estratégia de publicação e para isso temos dois produtos que podem te ajudar que é o nosso Pack de Canva para perfis políticos com mais 100 formatos de feed e stories para você utilizar sempre que precisar e também o nosso E-book Instagram e Estratégia, que é essencial para quem quer ter mais segurança tanto para explicar, quanto para elaborar estratégias de conteúdo para perfis políticos no Instagram.

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